quarta-feira, 13 de julho de 2011

Crescimento é para o norte


Foto : Patrick Rodrigues

Habitado por maioria jovem e com muito espaço para expandir, o Bairro Itoupava Central foi o que mais cresceu na última década, em números absolutos. Atraída por oportunidades profissionais e zonas residenciais mais baratas, a população saltou de 12,5 mil habitantes para 28 mil desde 2000, conforme o Censo do IBGE 2010. O fluxo populacional está atrelado às pessoas mais jovens, economicamente ativas e no início da carreira profissional.

Muitos migraram para investir em loteamentos e vieram atraídos pelas empresas que se instalaram no bairro. Em grande parte são casais novos que procuram uma região com melhor custo-benefício para constituir família  analisa o presidente do Conselho de Desenvolvimento da Itoupava Central (Codeic), Adilson Baher.

Com área de 44,6 mil quilômetros quadrados, quase o tamanho de Balneário Camboriú, a Itoupava Central é o bairro com maior extensão territorial de Blumenau, ocupando 22% do perímetro urbano. A população jovem, predominantemente de 20 a 29 anos, representa hoje 18,88% dos habitantes. Secretário de Planejamento Urbano, Walfredo Balistieri acredita que o avanço do fluxo migratório será constante nos próximos anos. O efeito é um dos reflexos idealizados pelas revisões do Plano Diretor do Município, elaboradas em 2006 e 2010, que direcionam o crescimento de Blumenau para o Norte.

A região tende a uma expansão muito grande tanto em áreas residenciais como para o comércio e para a indústria. Só não avançou mais por causa dos limites com a BR-470 avalia Balistieri.

Crescimento exige melhor estrutura, avalia especialista

Para acompanhar a evolução, no entanto, o economista Nazareno Schmoeller, do Instituto de Pesquisas Sociais da Furb, salienta que os investimentos em infraestrutura precisam ser acentuados na próxima década:

É urgente a preparação da região para ser ocupada, porque a demanda por estradas e serviços vai crescer ainda mais.

Os primeiros efeitos negativos já são sentidos. O bairro tem a maior parte das ruas ainda cobertas por macadame e areia, além de observar o início da defasagem no número de vagas oferecidas por escolas e creches. O Ambulatório Geral da região também necessita de ampliação de 400 metros quadrados de espaço físico para atender à demanda.


Clique para ampliar

Blumenauenses vivem mais


Os blumenauenses estão vivendo mais. Em 2000, havia 2.270 pessoas acima de 80 anos ? 0,85% da população na época. Hoje, as 6.441 pessoas octagenárias passaram a representar 2,08% dos moradores. A vida é mais longa no Bairro Jardim Blumenau, onde vivem 123 pessoas com mais de 80 anos. O número reflete 4,31% da população do bairro, maior taxa proporcional da cidade.


No ritmo inverso, a população jovem encolheu na última década. Em 2000, crianças de 0 a 4 anos eram 8,06% dos blumenauenses. Hoje são 5,94%. A juventude se concentra na regiões Norte e Velha. A Velha Grande tem a maior população de 0 a 19 anos, proporcionalmente ao total de habitantes do bairro.


Em termos percentuais, o Centro foi o que mais cresceu ? 210% em 10 anos. A região central também teve o Bairro Jardim Blumenau (146%) e Victor Konder (90%) como os que mais incharam. A razão, para o economista do Instituto de Pesquisas Sociais da Furb Nazareno Schmoeller, é a construção de novos edifícios. A mudança na divisão de bairros também influenciou (tabela ao lado).


A região central foi acompanhada por bairros da Região Norte, como Passo Manso e Badenfurt, que registraram aumento de 162% e 104%, respectivamente. Ambos serão impactados na próxima década por obras viárias como o Viaduto da Mafisa, o acesso à Itoupavazinha e a Ponte do Badenfurt.


Fonte : Jornal de Santa Catarina

Nenhum comentário: