terça-feira, 21 de junho de 2011

Oceanos apresentam sintomas de fase de extinção

PARIS - Submetidos a uma série de pressões, do aquecimento à pesca predatória, os oceanos apresentam sintomas preocupantes, presentes nas fases anteriores de extinções em massa sofridas pela Terra, advertiu um painel de especialistas em relatório apresentado ontem.

Depois de analisar os efeitos acumulados de todas essas pressões, 27 especialistas de seis países exibiram um quadro preocupante. As conclusões foram tiradas depois de uma reunião promovida em abril na Universidade de Oxford.

– Os resultados são chocantes – disse Alex Rogers, diretor científico do Programa Internacional sobre o Estado dos Oceanos, que organizou o seminário junto à União Internacional para a Conservação da Natureza e à Comissão Mundial das Áreas Protegidas.

Esse painel científico concluiu que “a combinação das pressões exercidas criou condições que são encontradas em cada uma das extinções em massa de espécies da Terra anteriores”. Durante meio bilhão de anos, cinco extinções em massa foram registradas, durante as quais mais de 50% das espécies desapareceram.

Entre os sinais vermelhos estão o aquecimento dos oceanos e sua acidificação que causa a hipóxia (baixos níveis de oxigênio).

O painel ressalta que os níveis de carbono absorvidos pelos oceanos “são mais elevados hoje do que na última extinção em massa das espécies marinhas, há cerca de 55 milhões de anos, quando 50% de grupos de animais de águas profundas foram exterminados”.


Fonte

Nenhum comentário: