terça-feira, 21 de junho de 2011

Google Street View captura imagens de cidades de Santa Catarina



As ruas das cidades catarinenses estão sendo mapeadas pelo Google. As imagens capturadas serão disponibilizadas no Google Street View, recurso que mostra vistas panorâmicas de diversas regiões do mundo. No Sul do Brasil, o monitoramento começou a ser feito nas últimas semanas.
Os carros do Google devem percorrer os bairros de todas as cidades de Santa Catarina, começando por municípios maiores como Florianópolis, Joinvile e Blumenau, passando depois para cidades menores. A empresa não divulga datas precisas da captura das imagens em cada local.

Equipados com 15 câmeras, os veículos tiram fotos em 360 graus. Além deles, a empresa utiliza triciclos para monitorar locais em que não é possível chegar de carro. Após a captura das imagens, começa a fase de tratamento das fotografias.

Não há previsão de quando as imagens captadas em Santa Catarina estarão disponíveis no site, mas é provável que elas sejam exibidas até o final do ano, segundo informações da assessoria de imprensa do Google.

No Brasil, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais já possuem imagens no Street View. No total, 51 cidades brasileiras já foram monitoradas pelo sistema e podem ser conferidas na página do Google.

Privacidade

Para garantir a privacidade dos moradores dos locais fotografados, o Google utiliza uma tecnologia que borra automaticamente os rostos e placas de carro, aplicada a todas as imagens do Street View. Além disso, o usuário pode pedir à empresa para que aplique o efeito em outras imagens, como por exemplo, em pessoas, casas e automóveis por completo.

É possível ainda solicitar a remoção de imagens que apresentem conteúdo inadequado, como de nudez ou violência.



Fonte

2 comentários:

Anônimo disse...

Enquanto isso as imagens de satélite de Blumenau estão deploráveis, algumas são de até oito anos atrás, nem a parte final da via expressa (inaugurada em 2008) já está no serviço.

Anônimo disse...

O carro do pegman já está em Itajaí e em Balneário Camboriú. Eles estavam abastecendo a Captiva e eu conversei com eles, é um instinto impulsivo de jornalista!!!!!