quarta-feira, 30 de março de 2011

Ponte do Badenfurt : obra chega até ilha

Foto : Gilmar de Souza

BLUMENAU - Se a construção da Ponte do Badenfurt dependesse apenas dos engenheiros, mestres de obras e pedreiros, a possibilidade de que fosse entregue na data prevista, 19 de dezembro de 2012, seria grande. Mas ainda há uma ameaça: a desapropriação de 31, dos 35 terrenos que ficam no caminho da obra. Quatro foram doados pelos proprietários à prefeitura. Dois meses e meio depois da assinatura da ordem de serviço, o trabalho alcançou a ilha que fica no meio do Rio Itajaí-Açu.

No local, os funcionários começaram a cavar os buracos onde serão fixados três tubulões para sustentação da ponte. Este é o quinto trio, de um total de 13. As estruturas são presas em rochas, com cinco ou seis metros de profundidade. Um dos engenheiros responsáveis, Cristian Fuchs, da empresa Pacopedra, garantiu que até agora o cronograma foi cumprido, mesmo com as chuvas constantes.

Sobre a questão ambiental, além das compensações obrigatórias, o outro engenheiro responsável pela obra, da Construtora Stein, Eduardo Schlindwein, explicou que haverá uma suspensão na retirada da vegetação durante três meses, a partir de abril, por se tratar do período de acasalamento dos animais que vivem na ilha e na mata no entorno da obra. O trabalho continua nos locais onde não será necessário desmatar.

Para abril está programado o início da implantação dos dois quilômetros da rede de drenagem. Os funcionários das duas empresas também começarão a fazer as vigas que ficarão sobre os tubulões. É sobre elas que será feita a pista.

O local das obras recebeu ontem de manhã a visita de representantes do Legislativo de Blumenau.



Foto : Gilmar de Souza
Reportagem : Daniela Pereira
Fonte : http://www.clicrbs.com.br/jsc/sc/impressa/4,186,3256916,16792
Acompanhe também o blog Fiscal do Badenfurt

Nenhum comentário: